top of page

Faitec 2016

Pibidianos expõem trabalhos e ministram oficinas na 27°Faitec. 

Alunos do Pibid/FAI participaram do dia dedicado à Virada Educação de Minas Gerais realizado pelas Instituições de ensino de Santa Rita do Sapucaí. A atividade aconteceu no espaço de eventos da Prefeitura, no dia 17 de setembro. Liderada pela Secretaria Municipal de Educação do município, o evento contou com a participação das escolas das redes particular, municipal e estadual de ensino. A FAI participou do evento com atividades lúdicas e recreativas com as crianças e também distribuiu algodão doce, pipoca, balas e pirulitos ao público presente. Neste dia, também foram arrecadados brinquedos que serão distribuídos às creches e escolas rurais do município - a campanha de arrecadação continua até 30 de setembro.

Relatos dos Pibidianos participantes:

“Gostei muito de participar. Eventos como este nos dão oportunidade de estarmos com as crianças, de explorarmos conteúdos que aprendemos em sala de aula e também de trabalharmos o voluntariado na comunidade. A Faculdade não só tem que desenvolver conteúdos, mas também despertar o espírito de cidadania em seus alunos.” - Hannah Júlia de Marins da Conceição, aluna do 2º período de Pedagogia

“Foi muito gratificante passar o sábado com as crianças, ver o sorriso, a alegria delas não tem preço. Tenho orgulho de estudar em uma faculdade que está inserida na comunidade com ações sociais e culturais.” - Eliandra de Cássia Ribeiro dos Reis, aluna do 2º período de Pedagogia

“Foi maravilhoso participar deste evento mais uma vez. Participo de todas as atividades extracurriculares que sou convidada pela Faculdade.”

Ana Cláudia Vilas Boas, aluna do 4º período de Pedagogia

 

“Foi gratificante participar da atividade, além de interagir, brincar, fui inserindo alguns conceitos de regras junto às crianças. Acho muito importante o envolvimento da Faculdade com a comunidade.” - Sara Eduarda Machado Mariano, aluna do 2º período de Pedagogia

 

“Gratificante! Crianças divertindo, o envolvimento das escolas, da comunidade. Ótimo! - Thaís Caroline de Souza, aluna do 2º período de Pedagogia

“Para mim foi muito rico. Temos uma disciplina específica sobre cuidados com as  crianças e foi interessante colocá-la em prática. Proporcionar estes momentos de alegria para crianças foi muito legal.” - Audria Beatriz Souza Pereira, aluna do 2º período de Pedagogia

Na manhã de 3 de setembro, as bolsistas do Pibid/FAI ministraram a Oficina Gastronômica para Crianças durante o 3º Festival Sabores e Saberes de Santana, em Silvianópolis.

 

A participação no festival foi parte integrante do subprojeto de reeducação alimentar do Pibid/FAI que visava, por meio da culinária, conscientizar o público infantil da importância de uma alimentação saudável.

 

A oficina atendeu 200 crianças durante toda a manhã que tiveram a oportunidade de participar da criação de pratos com motivos infantis e degustar alimentos saudáveis.

Os bolsistas do Pibid-FAI apresentaram seus trabalhos no Congresso de Educação do Vale do Sapucaí, que ocorreu entre os dias 19 a 21 de setembro na XVIII Semana de Estudos Pedagógicos da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) em Pouso Alegre – MG.

Os trabalhos apresentados, sob a orientação dos Professores Coordenadores de Área, trazem a prática pedagógica realizada nas escolas parceiras por alunas bolsistas, sobre as temáticas de Educação Financeira, Formação de Leitores e Escritores e Alfabetização Cartográfica.

Conhecimento adquirido, conhecimento compartilhado. Na manhã de sábado, 18 de junho, a equipe do Pibid/FAI - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - promoveu o 3º Encontro Sul Mineiro que teve como tema Pibid- Contribuições da prática educativa na formação docente. A atividade, que constou de seis oficinas, foi direcionada aos alunos e professores dos cursos de magistério de escolas estaduais da região. Os bolsistas do Programa em conjunto com os Professores coordenadores do Pibid/FAI ministraram as oficinas que tiveram como temas A formação do leitor em textos digitais; As práticas psicomotoras em jogos cooperativos; Educação Financeira: a formação de valores na escola; Práticas educativas para orientação e localização geográfica; Inovações tecnológicas aplicadas à educação e Brincadeiras cantadas.

 

A coordenadora institucional do Pibid/FAI, Profa. Ma. Valéria Santos Paduan, explica a proposta do Encontro: “O objetivo é possibilitar aos nossos alunos que participam do Pibid socializar as atividades desenvolvidas nas escolas das redes estadual e municipal de Santa Rita do Sapucaí com os futuros educadores.” E prossegue: “Parte do trabalho que os bolsistas aplicaram com os alunos são propostas que nós estamos desenvolvendo junto às escolas dentro das novas diretrizes do curso de formação do educador como por exemplo, Educação Financeira, que é disciplina obrigatória nas escolas a partir deste ano, entre outras.” Integram a equipe do Pibid/FAI os coordenadores de área, professores Dr. Thiago Freitas, Ma. Margarete Siqueira e Ma. Cláudia Novaes que coordenaram o Encontro junto com a professora Valéria.

Na ocasião, a professora Valéria reforçou a importância do Pibid para a formação do pedagogo e salientou a atuação do Fórum Nacional do Pibid (Forpibid) como interlocutor das IES junto a Capes para a continuidade do Programa.

A ex-aluna de Pedagogia da FAI e professora no curso de Magistério da Escola Estadual comendador Mário Goulart Santiago, de Pedralva, Michelle Pereira dos Reis, conta que é a primeira vez que visita a Faculdade depois de formada. “Foi muito prazeroso trazer minhas alunas na escola em que estudei e quanto às oficinas, todas ótimas, temas atuais e interessantes.”

Karina Aparecida Januário Machado, aluna da Escola Estadual Sebastião Pereira Machado, de Piranguinho, disse que a visita proporcionou-lhe dois ganhos: conhecer a Faculdade e participar de oficinas “divertidas e dinâmicas”.

A professora Dorothy Campos da Fonseca, que acompanha o grupo desta escola, ressalta que a oportunidade oferecida pela FAI é um incentivo para os alunos: “Eles estão entusiasmados em aprender de forma lúdica e irão levar este aprendizado para a sala de aula. E também é um estímulo para buscarem a formação continuada.”

No dia dezoito de maio os Bolsistas do Pibid da FAI visitaram a Feira Educar em São Paulo, cujo tema centrou-se em "uma melhor educação, para uma melhor sociedade".

 

Com mais de 30 anos de experiência, a feira Educar constitui-se atualmente como o maior evento de educação do Brasil e da América Latina.

O evento tem por objetivo contribuir para a formação profissional dos educadores, inspirá-los e oferecer subsídios para que aprimorem suas atuações e práticas, de forma a melhorar a educação e a sociedade. Deste modo é notória a relação entre o objetivo da feira com os propostos pelo Pibid, pois ambos visam à melhoria da formação profissional dos educadores.

No mês de abril de 2016 foram apresentadas, nas escolas do município, as peças teatrais "Pedro compra tudo" e "A cantina da Dona Calabresa". As peças, apresentadas pelas alunas do Pibid-FAI, propiciaram momentos divertidos de muita arte, criação e produção de conhecimento!

 

Educação Financeira nas Escolas

 

No teatro “Aninha compra tudo!” (adaptação da obra “Pedro compra tudo”, de Maria de Lourdes Coelho, Editora Cortez), as crianças se divertiram com Aninha e Bia! Bia, uma criança consumidora consciente, que sabe da importância de se escolher com cuidado os produtos de que necessita e, também, do perigo de se comprar por impulso, sem realizar pesquisas de preços e, muito menos, de saber exatamente o que está se comprando! Já, Aninha... uma consumidora nata! Compra tudo o que vê pela frente, sem consultar preços e, muito menos, se lembra de pedir uma nota fiscal! Foram momentos de muitas trocas e aprendizagens de educação financeira com a garotada!

 

Conscientização e Reeducação Alimentar

 

Na peça teatral “A Cantina de Dona Calabresa” (obra de Liana Leão, Editora Cortez) as crianças perceberam como é importante saber usar a inteligência na escolha dos alimentos no dia a dia, principalmente na cantina de sua escola! Divertiram-se muito com as proprietárias de duas cantinas de uma mesma escola: Dona Clara e Dona Calabresa! Na cantina de Dona Calabresa só se vendiam doces, tortas, pizzas, batatas fritas e tudo mais de gostoso, mas que faziam muito mal à saúde. Já na cantina de Dona Clara, ao contrário, só havia alimentos saudáveis: sanduíche integral, frutas frescas e sucos da fruta. Todos muito gostosos! Mas, muita confusão se deu nesta escola quando a própria Diretora teve um sério problema de saúde por causa de sua péssima alimentação! Todos se viram obrigados a aprender, novamente, a se alimentar bem. E daí... Tchau, tchau, Dona Calabresa! Seja bem-vinda, Dona Clara!

“Gostei muito da feira, as novidades estavam muito interessantes, conheci muitas ferramentas que podem contribuir para um ensino significativo. Porém, penso que essas inovações estão muito longe da nossa realidade; das escolas públicas, que é a demanda que mais necessita desses recursos, pois vem ocorrendo uma grande defasagem do ensino, os alunos estão tendo muitas dificuldades de aprendizagem e essas ferramentas poderiam ser um grande apoio para a melhoria da qualidade desse ensino. Mas vejo como uma opção muito distante”.

Emília Daniele de Assis

“Pude participar pela segunda vez da Feira Educar. Foram muitas novidades, inovações e expositores de qualidade. É uma feira rica em materiais didáticos inovadores, durante a nossa visita, assisti palestras, participei de workshops e de oficinas. É uma grande oportunidade de enriquecer nossos olhares para uma sala de aula motivadora. Para nós que seremos futuros professores a feira propõe diferentes olhares em relação ao cotidiano escolar, desde a educação infantil ao ensino fundamental".

Lariane de Oliveira Silveira

Laboratório de Aprendizagem / Brinquedoteca da Pedagogia

O Laboratório de aprendizagem do curso de pedagogia da FAI foi concluído e promete ser um espaço inovador de educação. Projetado para desenvolver e aplicar métodos de ensino que pautam-se pelas aprendizagens ativas, oferece um espaço de desenvolvimento de trabalhos colaborativos baseados em desafios. O ambiente propiciará aos alunos de pedagogia um melhor preparo para atender às demandas de ensino atuais que constantemente buscam por soluções que rompam com a primazia dos métodos tradicionais de educação. O laboratório propiciará a realização de trabalhos dinâmicos em que a teoria será vivenciada de forma prazerosa e contextualizada. Além disso, o espaço pretende atender também às necessidades de cursos de extensão e de especialização, ofertados pela FAI, na área de educação.

Apresentação de peças teatrais nas escolas do município

Depoimento dos alunos bolsistas

FEIRA EDUCAR - 2016

O que dizem os participantes das oficinas:

Equipe do Pibid/FAI promove ofocinas para alunos e professores do Magistério de Escolas da Região

Pibidianos apresentam trabalhos no Congresso de Educação do Vale do Sapucaí

Alunas do Pibid/FAI ministram oficina gastronômica no 3º festival Sabores e Saberes de Santana

Pibid/FAI participa da Virada Educação em Santa Rita do Sapucaí

NOTÍCIAS E EVENTOS - 2016

bottom of page