top of page

“O homem é do tamanho de seus sonhos...”.

 

Fernando Pessoa

I ENCONTRO SUL MINEIRO - PIBID FAI

Com o objetivo de promover um espaço de troca de experiências entre as IES – Instituto de Ensino Superior – que participam do Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -, o curso de Pedagogia da FAI promoveu o I Encontro Sul Mineiro Pibid em parceria com a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O evento foi realizado em 28 de novembro na ETE – Escola Técnica de Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí.
 

Na abertura do evento, o público se emocionou com as apresentações musicais Coral da FAI sob a regência da professora Ana Elisa Andrade Borges e, na sequência, o Coral da Escola Municipal Valéria Junqueira, sob a regência do professor Eron César. Em seguida, o diretor da FAI, Prof. Dr. José Claudio Pereira, deu as boas vindas aos congressistas e fez um breve relato sobre a instituição e a cidade de Santa Rita do Sapucaí.

 

O início dos trabalhos se deu com a mesa redonda “Relatos de práticas e experiências no contexto do Pibid” que contou com a participação dos debatedores convidados: a coordenadora institucional do Pibid/PUC Minas, Profa. Dra. Silvia Maria de Contaldo e o coordenador institucional do Pibid/IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Prof. Me. Ricardo Magalhães Cardozo, além da professora Valéria Paduan.

Na segunda parte do Encontro, os alunos bolsistas do Pibid/FAI e das instituições convidadas: Unifei – Universidade Federal de Itajubá, Fepi – Centro Universitário de Itajubá e Univás – Universidade do Vale do Sapucaí apresentaram os trabalhos realizados com o apoio do Programa . Outro ponto relevante do Encontro foi a roda de conversas realizada entre os professores, supervisores, coordenadores de área e coordenadores institucionais presentes. Na oportunidade, os participantes puderam esclarecer dúvidas e trocar informações sobre o Programa.

 

No encerramento do evento, a coordenadora do Pibid/FAI, Profa. Ma. Valéria Paduan, agradeceu às equipes organizadoras do evento, em especial à equipe Pibid, e apresentou as metas do Programa para 2015. “Considero que o evento foi exitoso por ter permitido a discussão de questões sobre aprendizagens, ações pedagógicas, influência do Pibid na formação inicial e continuada e sobre a importância de inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação. Mas só vamos considerá-lo bem sucedido de fato, se realmente as ações desenvolvidas pelos pibidianos contribuírem para uma aprendizagem significativa dos alunos nas instituições que foram desenvolvidas”, ressaltou.

Professoras e alunas empenhadas nos preparativos finais para o I Enconto Sul Mineiro Pibid FAI

bottom of page